Questões Aula 01
Boa noite,
Os questionários serão publicados a partir de agora sempre antes da aula seguinte, para recapitular a matéria da aula passada.
Amanhã vão estar disponíveis os tópicos (sem garrancho) da aula 02 e depois mais um pouco de material e exercícios pra que a gente possa aprimorar esses conceitos.
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Abraço e bom final de semana,
Pedro
Abraço e bom final de semana,
Pedro
01. Foram fatores relevantes para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI, exceto:
“Histoire de plusieurs voyages aventureux”. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo Cia. das Letras. 2009 (adaptado).
a) a precoce centralização política, somada à existência de um grupo mercantil interessado na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive genoveses e venezianos;
b) a posição geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o Atlântico e próximo do Norte da África –, sobretudo após o bloqueio de Constantinopla (Istambul) pelos muçulmanos;
c) a iniciativa da nobreza portuguesa, que necessitava de cargos e prestígio após o fim da guerra de expulsão dos muçulmanos e o declínio do Feudalismo;
d) a descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando a contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da expansão marítima;
e) o interesse do clero na expansão do cristianismo e no desbravamento do "paraíso terrestre", a América no imaginário europeu do século XV.
02. (Enem 2014) Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.
Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:
a) gosto pela aventura.
b) fascínio pelo fantástico.
c) temor do desconhecido.
d) interesse pela natureza.
e) purgação dos pecados.
03. (Fuvest) Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:
a) Demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima
b) Estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional
c) Impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.
d) Reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias
e) Reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.
04. Durante a Revolução de Avis, a ordem militar comandada pelo Mestre de Avis, D. João, com o apoio da burguesia, do clero e do "povo miúdo", segundo o cronista Fernão Lopes, conseguiu solucionar um problema dinástico em Portugal e lançar as bases para a fundação do Estado luso. Este foi um acontecimento chave para explicar os acontecimentos da expansão ultramarina pois:
a) Permitiu à elite agrária portuguesa retomar o controle sobre o território e restaurar as bases do modelo econômico executado ao longo do último milênio na península Ibérica
b) Manteve fortalecidas as bases da administração lusa sob a dinastia dos Borgonha
c) Instituiu um estado de preponderância da fé católico, cujos recursos foram unicamente empreendidos na busca por levar a cruz de Cristo a novas terras, assim como havia sido feito durante as cruzadas.
d) Consolidou um estado-nação forte ao afirmar a independência de Portugal em relação à Castela e constituir uma nação que pode almejar rendas para o rei, negócios para os burgueses e possibilidade de emigração para o povo através da exploração do Atlântico rumo às Índias
e) Foi acima de tudo uma revolução tecnológica, durante a qual diversos instrumentos náuticos como a caravela, o astrolábio, a bússola e as cartas de navegação foram criados e aperfeiçoados com base no investimento e interesse burguês na exploração do mar.
05. (ENEM 2007, modificado) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação: reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.
Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que:
a) A colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) A existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a fomentar o desenvolvimento econômico desse continente.
c) O tráfico negreiro surge como forma de suprir a necessidade de mão-de-obra das colônias na América.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia no período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
Respostas:
1 - A
2 - C
3 - A
4 - D
5 - D
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