Questões Aula 01

Boa noite,
Os questionários serão publicados a partir de agora sempre antes da aula seguinte, para recapitular a matéria da aula passada.
Amanhã vão estar disponíveis os tópicos (sem garrancho) da aula 02 e depois mais um pouco de material e exercícios pra que a gente possa aprimorar esses conceitos.
Clique em "Leia Mais" para acessar as questões sobre a formação do estado português e a sua expansão ultramarina.
Abraço e bom final de semana,
Pedro


01. Foram fatores relevantes para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI, exceto:


a) a precoce centralização política, somada à existência de um grupo mercantil interessado na expansão e à presença de técnicos e sábios, inclusive genoveses e venezianos;
b) a posição geográfica de Portugal – na entrada do Mediterrâneo, voltado para o Atlântico e próximo do Norte da África –, sobretudo após o bloqueio de Constantinopla (Istambul) pelos muçulmanos;
c) a iniciativa da nobreza portuguesa, que necessitava de cargos e prestígio após o fim da guerra de expulsão dos muçulmanos e o declínio do Feudalismo;
d) a descentralização político-administrativa do Estado português, possibilitando a contribuição de cada setor público e social na organização estratégica da expansão marítima;
e) o interesse do clero na expansão do cristianismo e no desbravamento do "paraíso terrestre", a América no imaginário europeu do século XV.
02. (Enem 2014)  Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.
 “Histoire de plusieurs voyages aventureux”. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo Cia. das Letras. 2009 (adaptado).




Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:


a) gosto pela aventura.   
b) fascínio pelo fantástico.   
c) temor do desconhecido.   
d) interesse pela natureza.   
e) purgação dos pecados. 

03. (Fuvest)  Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

a) Demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima

b) Estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional

c) Impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.

d) Reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias

e) Reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

04. Durante a Revolução de Avis, a ordem militar comandada pelo Mestre de Avis, D. João, com o apoio da burguesia, do clero e do "povo miúdo", segundo o cronista Fernão Lopes, conseguiu solucionar um problema dinástico em Portugal e lançar as bases para a fundação do Estado luso. Este foi um acontecimento chave para explicar os acontecimentos da expansão ultramarina pois:

a) Permitiu à elite agrária portuguesa retomar o controle sobre o território e restaurar as bases do modelo econômico executado ao longo do último milênio na península Ibérica

b) Manteve fortalecidas as bases da administração lusa sob a dinastia dos Borgonha

c) Instituiu um estado de preponderância da fé católico, cujos recursos foram unicamente empreendidos na busca por levar a cruz de Cristo a novas terras, assim como havia sido feito durante as cruzadas.

d) Consolidou um estado-nação forte ao afirmar a independência de Portugal em relação à Castela e constituir uma nação que pode almejar rendas para o rei, negócios para os burgueses e possibilidade de emigração para o povo através da exploração do Atlântico rumo às Índias

e) Foi acima de tudo uma revolução tecnológica, durante a qual diversos instrumentos náuticos como a caravela, o astrolábio, a bússola e as cartas de navegação foram criados e aperfeiçoados com base no investimento e interesse burguês na exploração do mar.

05. (ENEM 2007, modificado) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

            K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação: reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que:


a) A colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.   


b) A existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a fomentar o desenvolvimento econômico desse continente.   


c) O tráfico negreiro surge como forma de suprir a necessidade de mão-de-obra das colônias na América. 


d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia no período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.


e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.


Respostas: 
1 - A 
2 - C 
3 - A 
4 - D 
5 - D 

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