Questões Aula 02
Seguem algumas questões sobre o modelo de colonização inicial do Brasil e a formação da sociedade colonial.
Seguem alguns exercícios a respeito da aula passada. As sugestões de vocês são muito bem vindas para melhorarmos tanto o blog quanto a aula.
Abraço e bom final de semana,
Pedro.
01. Os primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil (1500-1530) foram marcados pelo(a):
a) Fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;
b) Plantio e exploração do pau-brasil em latifúndios, associado à escravidão;
c) Deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;
d) Implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses;
e) Envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil.
02. (Enem 2011 - Adaptado) Em geral, os nossos tupinambás ficaram bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, o pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: "Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar madeira de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? (LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil).
O viajante francês Jean de Léry (1534 - 1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido:
a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais;
b) da preservação dos recursos ambientais;
c) do interesse de ambos na exploração do pau-brasil;
d) da curiosidade e reverência cultural;
e) da preocupação com o armazenamento e destino do pau-brasil.
03. Ainda sobre o texto acima, responda se a afirmação for verdadeira ou falsa:
( ) Alguns Estados europeus não incluídos no Tratado de Tordesilhas contestavam o direito de Portugal sobre a “nova terra”, realizando incursões a fim de disputar a posse das riquezas naturais nela existentes.
( ) O pau-brasil, árvore então encontrada em abundância na Floresta Atlântica, era o principal produto brasileiro comercializado na Europa, onde o utilizavam como matéria-prima nas manufaturas têxteis.
( ) A exploração do pau-brasil só se tornou economicamente rentável para os portugueses com a introdução da mão-de-obra escrava africana.
( ) Tanto franceses como portugueses aproveitavam-se das desavenças entre grupos tribais para a obtenção de homens para a guerra.
04. (UERJ - Adaptado) Um dos principais problemas brasileiros da atualidade é a questão da concentração da propriedade da terra. Os meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornal) trazem, todos os dias, matérias sobre invasões promovidas por camponeses sem-terra, mas a falta de terra para quem realmente trabalha nela não é um problema atual. Um instrumento de distribuição de terra do período colonial que comprova a longa duração deste problema no Brasil é:
a) o Tratado de Tordesilhas, ao conceder as terras no Brasil a apenas um estado, Portugal;
b) a Carta de Sesmaria, ao dividir a terra em grandes lotes cedidos pelos capitães-donatários a pessoas de sua confiança;
c) os Tratados de Saragoça, ao consolidar o modelo concentrador português ao redor do globo;
d) o Regimento Geral, que determinou o monopólio da exploração agrícola pelo capitão-donatário.
05. Entre os direitos e deveres dos donatários, podemos destacar as sesmarias, ou seja:
a) criar vilas e distribuir terras a quem desejasse e pudesse cultivá-las;
b) exercer plena autoridade judicial e administrativa;
c) enviar até 30 índios escravizados por ano a Portugal;
d) receber 5% dos lucros sobre o comércio do pau-brasil;
e) escravizar os indígenas considerados inimigos, obrigando-os a trabalhar nas lavouras.
06. (UFMG) "Este fluxo de prata é despejado em um país protecionista, barricado de alfândegas. Nada sai ou entra em Espanha sem o consentimento de um governo desconfiado, tenaz em vigiar as entradas e saídas de metais preciosos. Em princípio, a enorme fortuna americana vem, portanto, terminar num vaso fechado. Mas o fecho não é perfeito [...] Ou der-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as "Índias de outros Reinos Estrangieros. (BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrâneo à época de Felipe II).
Sobre o texto acima:
a) Identifique a prática econômica a que se faz referência nesse texto e o contexto em que está inserida.
b) Cite o principal objetivo dessa prática
07. (FGV) O mercantilismo correspondeu a:
a) Um conjunto de práticas e ideias econômicas baseadas em princípios protecionistas.
b) Uma teoria econômica defensora das livres práticas comerciais entre os diversos países.
c) Um movimento do século XVII que defendia a mercantilização dos escravos africanos.
d) Uma doutrina econômica defensora da não intervenção do Estado na economia.
e) Uma política econômica, especificamente ibérica, de defesa de seus interesses coloniais.
08. (FGV-Modificado) Durante a época Moderna, o sistema de plantation caracterizou a economia do Brasil colônia. Sobre esse modelo, é correto afirmar que:
a) Propagou-se pela Europa Ocidental e caracterizou-se pela pequena exploração agrícola, pelo trabalho assalariado e pela produção em pequena escala de gêneros alimentícios.
b) Disseminou-se pelo continente africano e caracterizava-se pela prática do escambo entre os conquistadores europeus e as tribos nativas.
c) Instalou-se no continente americano e tinha como características o latifúndio, a escravidão e a produção em larga escala de matérias-primas e gêneros tropicais.
d) Foi uma particularidade da América de colonização ibérica e caracterizava-se pela grande propriedade agrícola, escravidão e produção de manufaturados.
e) Propagou-se a partir das colônias de povoamento na América anglo-saxã e tinha como características a pequena propriedade, o trabalho familiar e o desenvolvimento do mercado interno colonial.
Respostas:
1)e 2)a 3)VFFV 4)b 5)a
6) a) A prática é o metalismo, um dos principais princípios associados ao mercantilismo como forma de acúmulo de riqueza para financiamento e expansão dos Estados absolutistas europeus.
b) O objetivo do acúmulo de metais preciosos era obter reservas de valor confiáveis e aceitas tanto na Ásia quanto na África, o que permitia aos europeus acumular riquezas que propiciassem a estes expandir a aquisição de produtos de interesse nesses continentes para revenda na Europa e na América.
7)a 8)c
Comentários
Postar um comentário