Questão 07 da Lista
Salve, pessoal.
Hoje um colega perguntou sobre aquela questão da lista que a gente deixou ao final da Regência. Ficou então faltando uma parte - que provavelmente ajuda a entender alguma coisa de hoje.
Clique em LEIA MAIS para ver. Se quiserem, a gente pode discutir ela na próxima aula.
Abraço e bom final de semana,
Pedro.
No período de 1831 a 1845, também conhecido como Período Regencial ocorreram uma série de movimentos ao longo do Brasil, reflexo do descontentamento com as instituições do novo país e o acirramento de opiniões. Sobre esse período (que você pode relembrar aqui: tinyurl.com/yb8zf5qx):
a) Cite alguns desses movimentos, onde e por quê ocorreram:
Ocorreram rebeliões de descontentamento com a estrutura centralizadora da monarquia nas regiões que formavam a periferia econômica e social do Brasil independente: No Nordeste (Pará - Cabanagem, Maranhão - Balaiada, Bahia - Sabinada), empobrecido após o declínio dos engenhos, e no Sul (RS/SC - Farroupilha), que abastecia a pecuária no centro-sul do país.
b) Quais eram os principais aspectos que motivaram essas rebeliões?
b) Quais eram os principais aspectos que motivaram essas rebeliões?
As revoltas contra a regência se deram muito pelo descontentamento dessas províncias: Haviam sido exploradas precocemente na colônia e o que se sucede é um cenário de abandono social. Nos centros urbanos, o os poucos advogados e negociantes (incluindo traficantes de negros) se sentiam fora da representação política, onde lutavam por sua liberdade econômica ("liberais"). Mais fora do quadro, a economia "marginalizada" do país - extrativistas, sertanejos, indígenas - lidava com a fome e as condições precárias de vida. Mencione-se também as revoltas escravas: A demonização máxima do trabalho braçal, à força e repressão de humanidade, e cujo enfrentamento é o mais rápido e efetivo. Na prática, ela vinha de quem não era representado politicamente pelos conservadores - os proprietários das terras produtivas no centro econômico do país.
c) Qual foi o resultado em relação à essas reinvindicações?
Todos os movimentos foram reprimidos através da ação da Guarda Nacional. Presidentes de Província foram mortos ou destituídos e substituídos, a maioria pelos então descontentes "liberais" - que anteciparam o Segundo Reinado como forma de garantir suas liberdades econômicas, dentre elas, a escravidão, interesse também dos fazendeiros leais ao império.
O projeto vencedor, com isso, é o da antiga Constituição de 1824 e da manutenção da estrutura econômica entre as regiões, reconciliadas, isto é, houve uma grande reorganização política para chocar o quanto menos a estrutura social pétrea do Brasil: monocultor, concentrado e escravocrata.
d) É possível identificar nelas analogias aos dias de hoje?
Os interesses mobilizados durante a regência eram contra a estrutura de um estado de opressivo em seu regime tributário e ausente na atuação pela integração econômica - entre regiões e classes. Uma "classe" conservadora que se diz política vocifera em um congresso restritivo e alienado da sociedade. Os grupos políticos diferem em seus interesses, mas se assemelham na atuação: Perpetuar as estruturas e instituições, de leis antigas que na prática são ignoradas ou corroem a sociedade.
A luta pelas liberdades econômicas e sociais não dialogam. Nisso faltam lideranças, como foi na época a solução adotada em investir de poder o Imperador, e a mobilização nacional não ocorre. Independência nunca foi significado de união, o estado se perpetua como um viciado no fluxo das cifras por vias já desgastadas: ser agricultor de grande propriedade, concentrado e de estado perdulário. As revoltas, nesse caso, começam nos lombos que carregam a produção, e que ficam à margem dela, seguido dos políticos que se apropriam delas e discutem quem será contemplado e quem não.
A principal diferença, porém, é que diferentemente do Império, todos podem ao menos votar. O acesso às fontes tem crescido, e ignorar o conhecimento dos responsáveis por esse projeto vencedor e a representação é o melhor caminho para adiar um projeto de união nacional, não pela violência.
The Best Steel Wire - Titanium Wire | Titanium Wire | Titanium Wire | Titanium Wire
ResponderExcluirTitanium Wire is urban titanium metallic a thunder titanium lights wire titanium teeth transfer technology that can be used to titanium linear compensator transfer titanium wedding bands electrical signals between wires.
custom sex doll,custom sex doll,custom sex doll
ResponderExcluir